sábado, 23 de abril de 2016

Shakespeare e Cervantes

Shakespeare e Cervantes

O dia 23 de abril marcou os 400 anos da morte de dois grandes mestres da Literatura:  William Shakespeare, dramaturgo inglês que escreveu grandes obras como Romeu e Julieta, e Miguel de Cervantes, romancista espanhol e autor da famosa história de Dom Quixote.
Muitos acreditam que os dois escritores teriam falecido na mesma data, o que não é verdade. Segundo os estudiosos, Shakespeare teria morrido, na verdade, somente 10 dias depois de Cervantes, pois na época a Inglaterra não seguia o calendário gregoriano.
Independentemente das datas exatas de suas mortes, o final do mês de abril é marcado por diversas homenagens a estas memoráveis personalidades da literatura. 

Shakespeare 

Shakespeare nasceu em 23 de abril de 1564 na cidade de Stratford-upon-Avon, na Inglaterra. Foi um poeta, dramaturgo e ator, conhecido hoje como o maior escritor inglês da história da literatura e o mais influente dramaturgo do mundo.
Obras principais
Comédias: O Mercador de Veneza, Sonho de uma Noite de Verão, A Comédia dos Erros, Os Dois Fidalgos de Verona, Muito Barulho por Coisa Nenhuma, Noite de Reis, Medida por Medida, Conto do Inverno, Cimbelino, Megera Domada e A Tempestade.
Tragédias: Tito Andrônico, Romeu e Julieta, Julio César, Macbeth, Antônio e Cleópatra, Coriolano, Timon de Atenas, O Rei Lear, Otelo e Hamlet.
Dramas Históricos: Henrique IV, Ricardo III, Henrique V, Henrique VIII.

Miguel de Cervantes

Miguel de Cervantes Saavedra nasceu em Alcalá de Henares, na Espanha, em 29 de
setembro de 1547. Foi um grande e influente romancista, dramaturgo e poeta. A sua obra mais conhecida, Dom Quixote, é um clássico da literatura ocidental e considerada por muitos um dos melhores romances já escritos, além de uma das obras mais importantes em todo o mundo.
Obras principais
-Dom Quixote de La Mancha
-Oito comédias e Oito Entremezes Nunca Antes Representados
-A Numancia
-O Trato de Argel
-Os Trabalhos de Persiles e Sigismunda
-O Cerco de Numancia (peça de teatro)
-O Ciumento de Extremadura

In R7 Notícias

Sem comentários:

Enviar um comentário